PROPOSTA PEDAGÓGICA

Proposta Pedagógica é a proposta de trabalho de uma escola. Cada escola deve ter a sua, de acordo com os interesses, expectativas e necessidades de todos os envolvidos no processo. Mais do que um documento, a Proposta Pedagógica é processo, ação, movimento.

Pontos Principais:

1 – Princípios éticos e filosóficos:

Educar é evangelizar. Evangelizar é transmitir e pôr em prática mensagens de amor, amizade, fraternidade, cooperação e solidariedade.
Educação é um processo de formação integral da pessoa, que é chamada a ser, a fazer, a participar.

2 – Princípios Pedagógicos

A Escola é um lugar privilegiado para a construção de conhecimentos, para o desenvolvimento de habilidades e para a formação de “atitudes”.
O conhecimento é uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem cultural e psicológica.
O eixo do trabalho educativo é o desenvolvimento de capacidades do aluno. Assim sendo, os conteúdos curriculares não têm um fim em si mesmos, mas são meios de aquisição e desenvolvimento dessas capacidades.

Nossa Proposta Pedagógica considera como APRENDIZAGENS FUNDAMENTAIS:
Aprender a CONHECER – adquirir e dominar os instrumentos de conhecimento; aprender a aprender.
Aprender a FAZER - desenvolver habilidade e combinar a competência técnica com a social.
Aprender a VIVER em comum – cooperar, integrar-se e participar de projetos e atividades comuns.
Aprender a SER - formação de atitudes; é essencial integra as anteriores; diz respeito à pessoa como um todo.

Das muitas atitudes destacadas nos trabalhos com alunos, professores e reunião de pais, ponderou-se pela escolha de cinco atitudes que sintetizam todo um conjunto e são constitutivas da formação da CIDADANIA – nossa grande meta, que são:
SOLIDARIEDADE, PARTICIPAÇÃO, RESPONSABILIDADE, DISCIPLINA e ÉTICA.

3 – Objetivos:

• Educação Infantil: oferecer à criança oportunidades para que ela se desenvolva em todos os aspetos (físico - motor, cognitivo, afetivo, emocional, moral e social).

• Ensino Fundamental: desenvolvimento da capacidade de aprender; compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

4 – Organização do Currículo:

• Educação Infantil: contém atividades que contribuem para a criança ampliar seu conhecimento de mundo (movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática) e para a sua formação pessoal e social (identidade e autonomia).
• Ensino Fundamental: O conjunto de atividades compreende as áreas de Português, Inglês, Espanhol (5a a 8a série), Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. A Informática é trabalhada com estas áreas, de acordo com os conteúdos programados.
Permeando todas as áreas aparecem os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo.

5 – Desenvolvimento e implementação da Proposta:

• O trabalho educativo compreende atividades realizadas em diferentes espaços: sala de aula, sala de vídeo, Biblioteca, sala de informática, laboratório, quadra de esportes..., inclusive fora da escola (estudos de meios, passeios, excursões).
• A prática deve estar alicerçada em ações grupais voltadas para o exercício da cidadania.
A relação professor-aluno deve pautar-se no diálogo, na interação e na criação de vínculos que promovam a autonomia do educando.

6 – Avaliação

Nossa Proposta considera a avaliação como parte integrante do processo educativo. Assim sendo, ela deve ser contínua (realizada a todo tempo), cumulativa (leva em conta o rendimento escolar em seu conjunto), democrática (respeita as características do aluno) e abrangente (envolve conhecimentos, habilidades e atitudes).
O objetivo da avaliação não é atribuir uma nota ao aluno, compará-lo ou classificá-lo, mas, verificar em qual direção e com que qualidade o desenvolvimento do aluno está ocorrendo, buscar compreender suas dificuldades e oferecer-lhe novas oportunidades de aprendizagem.

Rua Brigadeiro Henrique Fontenelle, nº 362/368 - Parque São Domingos - São Paulo - SP - CEP 05125-000